Trabalhos 2021

Centro de Actividade Infantil de Évora (Évora)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Fase de montagem dos enfeites projetados e planeados com recurso às embalagens Tetra Pak da Compal recolhidas junto das famílias
À medida que foram sendo realizados os enfeites foram expostos na sala e fotografados para serem enviados para o passatempo “ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”
Os enfeites realizados representam símbolos natalícios, usualmente utilizados para decorar a Árvore de Natal e as casas
Aspeto geral dos enfeites construídos. Apresentam diversos tamanhos, tridimensionais e são maioritariamente feitos com s embalagens Tetra Pak da Compal
Destaque em todos os enfeites, da utilização de embalagens da Tetra Pak da marca Compal e o símbolo FSC®
Aspeto de alguns enfeites, predominantemente em tons de amarelo e vermelho, colocados na decoração da sala nesta época de Natal

Memória Descritiva:

A Realização deste trabalho foi da autoria da sala de ATL do Centro Infantil de Évora.
Primeiro, lemos o regulamento, falámos do material a utilizar e pedimos às famílias e às crianças de outras salas para trazerem embalagens Tetra Pak da Compal (recorremos às redes sociais e enviamos mensagens às famílias). Depois procurámos na nossa recicloteca todo o tipo de material reutilizado para os enfeites de Natal: restos de arame, restos de tinta, cordel e fitas, paus de mexer café, revistas, esferovite, cartão, bolinhas que caiem das árvores e rolhas de cortiça. Fizemos dobragem, corte, colagem, para fixar melhor o corpo de alguns enfeites, criámos estruturas mais sólidas com cartão e restos de folha de espuma, outros com arame.
Algumas crianças queriam enfeites maiores, outras queriam pequenos. Fez-se como quiseram. Por exemplo, o Anjo não ficou com olhos e boca, pois tínhamos de tentar uma forma mais original, já que não é, no entender das crianças, um ser tão terreno como o Pai Natal ou o Boneco de Neve. Por isso, optamos por uma bola com dobragem.
A elaboração dos enfeites nem sempre foi fácil, as embalagens são difíceis de dobrar e cortar, e na colagem tínhamos de pressionar muito tempo para fixar. Procurámos conjugar as duas faces dos pacotes: o prateado e o colorido.
Foi um processo interessante e desafiante, pois tivemos que experimentar várias técnicas e materiais de forma a poder obter um resultado final atrativo. Foi sobretudo interessante adicionar a todo este processo de construção um dialogo em torno das questões ambientais e da importância da reutilização e reciclagem de materiais. Falamos também das questões relativas à sustentabilidade ambiental e económica, relacionadas com a utilização de embalagens Tetra Pak devidamente certificadas (como tiveram a oportunidade de constatar ao utilizarem as embalagens de Sumo Compal).
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png