Trabalhos 2021

Jardim de Infância de Atães (Gondomar)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Virar as embalagens para elaborar as casinhas
selecionar e recortar os símbolos da Compal e da Tetra Pack, bem como as imagens coloridas para elaborar os adereços na montagem da casinha
Casinha amarela finalizada
Casinha vermelha finalizada
Argolas ( fitas) para colocar à volta da árvore
A nossa árvore do refeitório finalizada, com as casas, as fitas e no topo um anjo.

Memória Descritiva:

Desafio do Eco Escolas: “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”
Todos os anos temos participado no projeto “Heróis da fruta”, o qual promove o consumo de fruta ao lanche, bem como legumes e hábitos de vida saudável.
Como queríamos participar neste projeto foi explicado às crianças e informados os pais por e-mail, que os sumos Compal, são feitos com 100% de polpa de fruta, logo são saudáveis. Sendo assim, pedimos para substituírem a fruta do lanche, por sumos Compal.
A adesão foi total e foram recolhidas bastantes embalagens, que foram sendo lavadas e guardadas.
Foi discutido com as crianças que este ano a nossa árvore do refeitório, comum ás duas salas, seria enfeitada com a reutilização das embalagens de sumo que trouxeram, (temos várias árvores de natal no Jardim, espalhadas pelos diferentes espaços e quase sempre com uma temática, por exemplo, a do corredor, foi para participar no projeto do Clube Europeu sobre os direitos humanos).
Fizemos um levantamento de ideias para os enfeites, pesquisamos na internet e chegamos a consenso que iriamos fazer casinhas, as “casinhas dos duendes do pai natal”.
Optamos por virar algumas embalagens, e cortar todos os símbolos e imagens coloridas de outras, de modo a fazer árvores, flores, janelas, todos os adereços necessários à montagem das casinhas.
Separaram-se os materiais recortados e as caixas viradas, fomos buscar restos de cartão para as bases e tampas vermelhas no garrafão das rolhas de plástico que as crianças vão enchendo com as tampas dos lanches e começamos a montagem.
Este material necessita de ser colado com cola quente, por isso teve de ser um adulto a colar, mas as crianças iam dizendo o que era necessário numa casa: telhado, chaminé, portas, janelas, janela do sótão e os adereços exteriores: flores, árvores…acabamos por ter 2 grupos de casas, as vermelhas e as amarelas. Com o material que sobrou fizemos argolas para enrolar à volta da árvore e um anjo para colocar no topo.
No final, todos ficaram satisfeitos com o resultado, fizemos uma árvore com a participação de todos e as crianças garantem que ouvem os duendes a trabalhar para fazerem as prendas a tempo de entregar no Natal.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png