Trabalhos 2021

Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar (Gondomar)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Bolas corações e balões
Bolas de vários tamanhos
Estrela interligada
Estrela de quatro pontas
Pinheiro e floco
Proposta final

Memória Descritiva:

1. IDENTIFICAÇÃO DOS AUTORES
Beatriz da Silva Almeida
Beatriz Mendes Pacheco da Silva
Daniela Cristina Pinto da Costa
Flávio Rafael Soares Pereira
Marcos André Cabral Ferreira
Marta Filipa Oliveira Cardoso
Miguel Barbosa Faria
Paulo Miguel da Fonseca Neto
Pedro Modrick de Oliveira Andrade
Rosana Martins Soares da Silva
2. IDENTIFICAÇÃO DA TURMA
Curso Profissional Técnico de Desenho Gráfico 11º ano
3. IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA
Escola Secundária de São Pedro da Cova, Gondomar
4. DATA
Dezembro de 2020.
5. TÍTULO
“ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”
6. PROCESSO DE CONSTRUÇÃO
Depois de fazer uma abordagem à reciclagem, à necessidade de proteção do nosso planeta em termos de sustentabilidade ambiental, à economia circular com a necessária reutilização de materiais, foi elaborado um cartaz a apelar para a recolha de embalagens da marca Compal em Tetra Pak. Este cartaz foi afixado em diversos locais da escola, de modo a alertar alunos, professores e demais funcionários, para que nos fizessem chegar as embalagens. Juntamente com os cartazes, foram colocados, em alguns locais da escola – sala de professores e reprografia -, cestos para recolha das embalagens. Estas foram chegando, tendo a comunidade escolar contribuído com um número alargado de embalagens, em grande maioria da marca Compal, outras de outras marcas. A todas elas foi dado um destino apropriado. Além das que foram recolhidas para o presente concurso, as restantes foram utilizadas noutras atividades relacionadas com a preparação do Natal na nossa escola.
Ao mesmo tempo em que íamos recebendo as inúmeras embalagens, demos início às nossas pesquisas sobre como construir enfeites e decorações de natal, sobre técnicas de dobragem de papel e cartão, etc. Das inúmeras ideias que foram surgindo tivemos de experimentar e de testar a viabilidade de algumas soluções, pelo que cortámos, montámos e colámos. Abandonámos e/ou remodelámos alguns dos modelos construídos por considerarmos que o produto final não era o que mais nos agradava e, reiniciámos o processo de modo a melhorar esse produto. Simultaneamente ao processo de elaboração dos enfeites, fomos construindo a árvore de natal, na qual os nossos enfeites seriam colocados e na qual foram utilizados diferentes materiais, como madeiras, tintas plásticas e ramos de árvores da escola, aproveitando que o jardineiro as estava a podar. Tendo em conta as regras do concurso, privilegiámos as cores indicadas, o amarelo e vermelho. Ao longo do processo criativo e construtivo, fomos registando em fotografia os diferentes passos, não só porque o regulamento do concurso assim o exigia, mas também para guardarmos para memória futura os trabalhos realizados e os bons momentos passados no seu desenvolvimento, quer na partilha de ideias, de experiências realizadas, quer no espírito de entreajuda entre os colegas da turma e com a professora.
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
A participação neste concurso permitiu, não só desafiar a nossa imaginação e criatividade, mas também experimentar diferentes técnicas, desenvolver competências, habilidades e a capacidade de trabalhar no desenvolvimento de um projeto. Permitiu ainda desenvolver uma atividade com recurso à reutilização de materiais que, em muitas das situações acabam por não lhe ser dada qualquer utilidade, desperdiçando recursos. Foi uma excelente oportunidade para tomarmos consciência da necessidade de promover a reutilização dos materiais em prol da sustentabilidade do planeta. Tivemos ainda a oportunidade de experimentar técnicas diferentes, de utilizar diferentes materiais, com diferentes possibilidades, e de trabalhar em equipa no desenvolvimento de um projeto. Fizemos 20 bolas com 3 dimensões, 3 bolas corações, 19 estrelas de 4 pontas, 9 estrelas interligadas, 1 floco, 12 pinheiros e 4 balões, todos eles realizados com embalagens Tetra Pak da Compal, num total de 68 enfeites. As bolas, os balões e as estrelas de 4 pontas foram os mais elaborados e com um maior grau de dificuldade, pois requerem medidas rigorosas, desenho geométrico e dobragens muito específicas. Relativamente aos outros enfeites, são enfeites mais simples e de mais rápida execução.
S. Pedro da Cova, 10 de Dezembro de 2020
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png