Trabalhos 2021

Escola Secundária José Cardoso Pires (Loures)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Anjo de Natal colocado no pinheiro de Natal com identificação da simbologia.
Anjo de Natal colocado no pinheiro de Natal com identificação da simbologia e com materiais acessórios.
Árvore de Natal em 3D mostrando a simbologia construída com os dois componentes da embalagem, o interior prateado e o exterior cartonado.
Árvore de Natal colocada no pinheiro evidenciando a simbologia e com materiais acessórios.
Estrela de Natal em 3D dando evidência à simbologia.
Árvore de Natal num pinheiro natural, proveniente de uma gestão florestal sustentável da Floresta Encantada da Tapada Nacional de Mafra - colocada no átrio principal da escola com os enfeites produzidos pelos alunos.

Memória Descritiva:

Integrado na Economia Circular, os enfeites de Natal foram realizados no âmbito do concurso “Este Natal, os enfeites estão por tua conta”, atividade promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas.
Em sala de aula os alunos do 7º D responderam ao desafio lançado, realizando um trabalho cooperativo e interdisciplinar, desde a planificação até à construção dos enfeites de Natal. Efetuaram uma pesquisa sobre reutilização de resíduos, embalagens tetra pack, economia circular e, posteriormente, delinearam a forma como iriam trabalhar, com a colaboração das professoras de Ciências Naturais e Educação Visual.
Os enfeites de Natal realizados tiveram como ponto de partida a figura original das primeiras embalagens da Tetra Pack, o tetraedro, assim como os símbolos Compal, FSC e Tetra Pack. Fez-se a separação dos dois componentes do material (exterior, cartonado impresso e interior prateado, rentabilizando os materiais e explorando as suas características e potencialidades visuais).
Às peças foram associados outros elementos decorativos, destacando as cores predefinidas no concurso (cor amarela e vermelha). Os materiais usados, foram: embalagens TetraPack da Compal, tesoura, cola UHU, papel de alumínio, fio prateado, cordel e rolhas das embalagens Compal.
Também responderam a este desafio, através da realização da atividade interdisciplinar, os alunos das turmas 7º E e 7º F e três professoras de diferentes áreas disciplinares, Ciências Naturais, Matemática e Educação Visual. Os materiais utilizados foram: embalagens TetraPack da Compal, tesoura, cola, cartolinas, fitas/fios diversos. Os enfeites foram identificados com os símbolos Compal, Tetra Pack e FSC.
Na disciplina de Ciências Naturais os alunos foram sensibilizados para a questão do reaproveitamento de materiais, sendo assim convidados a juntar embalagens TetraPack para a elaboração de enfeites de Natal a partir das mesmas.
Na disciplina de Educação Visual, numa primeira fase, os alunos pesquisaram modelos de enfeites que poderiam ser posteriormente adaptados aos materiais sugeridos. De seguida, realizaram o desenho do molde a ser utilizado para a realização dos enfeites de Natal, tendo sido privilegiada a criatividade. Por fim, procederam à execução dos mesmos recorrendo a técnicas de corte e colagens, culminando em objetos bi e tridimensionais.
Na disciplina de Matemática, foram igualmente executados enfeites de Natal a partir de moldes de figuras geométricas, com os quais, depois de recortados, foram colados, por forma a obter objetos (bolas e estrelas) tridimensionais.
Aceitaram igualmente o desafio proposto, algumas alunas do 8º F e do 10º A que realizaram em suas casas ou no Clube de Ciências e Tecnologia, individualmente e em pares, os enfeites de Natal, explorando as suas características e potencialidades visuais: um boneco de neve, uma estrela de Natal, uma árvore de Natal e anjos de Natal. Os enfeites foram identificados com os símbolos Compal, Tetra Pack e FSC. Os materiais utilizados foram: embalagens TetraPack da Compal, cola UHU, purpurinas, lantejoulas, palitos, fita vermelha, fios de linha (branca, preta e vermelha), cartolinas (preta, verde e laranja) e botões (pretos e branco).
No final todos os trabalhos realizados pelos alunos das turmas foram expostos na árvore de Natal, proveniente de uma gestão florestal sustentável da Floresta Encantada da Tapada Nacional de Mafra, colocada no átrio principal da escola. Para tornar a árvore mais natalícia, colocaram luzes coloridas.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png