Trabalhos 2021

EB 2,3/S Padre António Morais de Fonseca (Murtosa)

Escalão 1: jardins de infância e escolas de 1º ciclo

Fotografias:

Abertura das embalagens, lavagem e secagem de modo a remover eventuais resíduos e maus odores.
Construção de enfeites pelos alunos da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo usando embalagens da Compal Tetra Pak.
Decoração da árvore pelos alunos, com a ajuda de docentes e assistentes operacionais, utilizando os enfeites e ramos de cedros que foram usados também para decoração do recinto escolar.<br/>, pelos encarregados de educação com colaboração dos docentes, usand
Variedade de enfeites construídos pelos alunos (continuação).
Variedade de enfeites construídos pelos alunos.
Eco-árvore de Natal!<br/>Produto final do envolvimento de alunos, encarregados de educação, docentes e de assistentes operacionais.

Memória Descritiva:

PASSATEMPO “ESTE NATAL, OS ENFEITES ESTÃO POR TUA CONTA”
ESCOLA/AGRUPAMENTO: Centro Escolar da Saldida – Agrupamento de Escolas da Murtosa
ESCALÃO: 1º (Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico)
PRODUTO FINAL: Árvore de Natal ecológica
MATERIAIS UTILIZADOS:
Enfeites - embalagens de sumo Compal / Tetra Pak, colas, tintas de água, purpurinas, papel reciclado, resto de folhas de musgami, rolos de papel, tampinhas de plástico, lápis de cor, marcadores e fitas.
Árvore - madeira de paletes, pregos, cola e ramos de cedro (resultantes de poda).
INTERVENIENTES: alunos do pré-escolar e de todos os anos do 1º ciclo, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação.
METODOLOGIA:
1) sensibilização dos alunos para a importância de, mesmo nas datas festivas, evitar produzir resíduos e reutilizar sempre que possível;
2) solicitação à comunidade escolar para a recolha de pacotes de Compal (em casa e no bufete escolar);
3) apelo aos encarregados de educação para contribuírem para a construção da base da árvore de Natal da Escola; foi dada a ideia da utilização de madeira de paletes usadas e foi construída a árvore com a colaboração dos docentes;
4) foram abertas, lavadas e secas as embalagens recolhidas;
5) alguns alunos idealizaram enfeites de Natal, desenharam-nos e foram construídos moldes em cartão (parte detrás de blocos de folhas);
6) uma vez que se conseguiu material suficiente, todos os alunos elaboraram um enfeite, à sua escolha, de entre os moldes criados;
7) decoraram os enfeites a seu gosto com restos de materiais existentes na sala de aula;
8) procedeu-se à seleção (feita pelos alunos) de dois enfeites por sala de aula; tratando-se de 10 salas (2 do pré-escolar e 8 do 1º ciclo), foram escolhidos 20 enfeites para a árvore principal, sendo todos os outros para decoração do recinto escolar;
9) os alunos decoraram a árvore e o recinto escolar comum com a ajuda dos docentes e assistentes operacionais;
10) foram trazidos ramos de cedro resultantes de podas em casa de diversos alunos para decoração do recinto, tendo sido também utilizados para a árvore, por sugestão de alguns alunos.
Murtosa, 4 de dezembro de 2020
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png