Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Escalão 2: escolas de outros níveis de ensino a partir do 2º ciclo (inclusive)

Fotografias:

Presépio colocado numa das mesas da sala dos professores (todas as mesas contêm um presépio) com destaque dos símbolos solicitados.
Anjo colocado no Bar com destaque dos símbolos.
Uma das fases de elaboração de parte dos enfeites.
Árvore de Natal colocada no atrium da escola com os enfeites de Natal.
Árvores construídas somente com embalagens da compal. Uma ao pé do presépio e a outra no placard da sala. Também se realizaram coroas de Natal (várias e todas elas maravilhosas), mas respeitando o limite das seis fotografias não é possível anexar.
São também visíveis no banco algumas decorações elaboradas pelos alunos em família. Especial destaque para o pormenor do presépio (todo ele com miniaturas da compal e com símbolos destacados).

Memória Descritiva:

No âmbito da Economia Circular a Equipa Eco-Escolas desafiou a comunidade escolar a aderir ao presente desafio. Em sala de aula e de forma interdisciplinar os alunos foram desafiados a planificar o trabalho através de um brainstorming onde a criatividade não teve limites. Efetuaram uma pesquisa sobre reutilização de resíduos, embalagens tetra pack, economia circular e delinearam a forma como iriam trabalhar.
Os enfeites de Natal realizados com as turmas do 5º E e 6º G tiveram como ponto de partida a figura original das primeiras embalagens da Tetra Pack, o tetraedro, assim como o simbolismo inerente ao número três*. Fez-se a separação dos dois componentes do material (exterior, cartonado impresso e interior prateado, rentabilizando os materiais e explorando as suas características e potencialidades visuais).
A partir da dobragem de um quadrado (pelas suas diagonais e medianas), juntando três dessas peças obteve-se o duplo tetraedro, peça central de cada enfeite. A estas peças foram associados outros elementos decorativos, destacando as cores predefinidas no concurso (cor amarela e vermelha).
Este trabalho contou com a colaboração, em sala de aula, da Educadora Social do Agrupamento, Shirley Andrade.
Os alunos das turmas 7ºC, 7ºB, 9ºC, 9ºD e CEF cozinha2 no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, também aderiram ao desafio, o qual foi desenvolvido em casa, com a colaboração da família.
Alguns alunos do 7ºB e 7ºC, no Centro de Apoio à Aprendizagem, com o apoio da professora de educação especial, também aderiam ao desafio elaborando presépios, molduras e coroas de natal, um anjo e ainda, uma árvore de natal. Na realização destes trabalhos, para além das embalagens Compal, foram também utilizados outros materiais reciclados (cápsulas de café, pratos e travessas de bolos).
Na montagem dos enfeites atendeu-se ao destaque dos símbolos Compal, FSC e Tetra Pack.
No final todos os trabalhos realizados foram expostos. Uns na decoração da sala de professores e outros na decoração da Árvore de Natal, colocada no átrio de entrada da escola, tal como se visualiza nas fotografias, enviadas em anexo.
Este ano letivo, a equipa Eco-Escolas decidiu adquirir um pinheiro natural na Floresta Encantada da Tapada Nacional de Mafra, sendo estes provenientes de uma gestão florestal sustentável.
*O três é o número da Santíssima Trindade tendo Jesus ressuscitou no terceiro dia. Três é a luz - o número sagrado. Simboliza a ideia de progressão cíclica: começo, meio e fim. O três é representado pelo triângulo, a primeira forma geométrica perfeita. Com o vértice para cima, significa o fogo e os poderes celestes; com o vértice para baixo, significa a água e as hostes inferiores. É o número da mais alta sabedoria, da harmonia, do Amor maior, ternura e força d´alma. Representa a abundância, suas vibrações são jupiterianas.
COORDENAÇÃO

LOGOabaeEE2_png